ÁREAS DE CURSOS UNINGÁ ELEVA
03 de Abril de 2019

5 pontos para pensar antes de escolher sua Pós

Diferente do curso superior, a pós-graduação é um momento em que o profissional está à procura de melhorar seu conhecimento sobre determinada área ou buscar uma especialização que ajude a progredir na carreira.

Apesar da grande variedade de cursos existentes, é muito comum ao final de uma pós que as pessoas tenham a sensação de que o tempo e o investimento gasto não tenham valido a pena por ter escolhido o curso errado para seu perfil.

1) Antes de tudo, defina uma meta

Antes de pensar em uma pós-graduação é necessário traçar uma meta pré-definida que demonstre como o curso escolhido te ajudará a progredir na carreira profissional

2) Regra da complementaridade

Em entrevista à revista Exame o presidente da consultoria Produtive, Rafael Souto, afirma que o mercado de trabalho tem valorizado profissionais com “perfil em T”. Ou seja, são as pessoas que possuem conhecimentos gerais de uma área e também contam com uma especialização. Neste caso, o ideal é se ater a regra da complementaridade no qual a pós-graduação complementa a visão generalista do profissional com conhecimentos técnicos, ou vice-e-versa.

3) Lato sensu ou stricto sensu?

É através destas duas definições que se dividem os cursos de pós-graduação, sendo que os de stricto sensu compreendem os de mestrado e doutorado, e os de lato sensu são voltados para as especializações e MBAs. Não existe uma regra bem definida, mas os de lato sensu são voltados claramente para o mercado de trabalho, por terem um conteúdo de aplicação prática. Já os de stricto sensu são geralmente procurados por quem está buscando uma carreira acadêmica ou de pesquisador.

4) Avalie como a pós-gradução impactará a sua vida pessoal

Com o curso escolhido avalie como ele impactará a sua vida pessoal. Limitação geográfica e financeira, assim como filhos e casamento, podem atrapalhar o seu desempenho durante a pós-graduação. Por este motivo é importante estar ciente dos obstáculos para se preparar adequadamente.

5) Fique atento ao seu momento

Nem sempre é indicado mergulhar em um mestrado logo no início de carreira. O ideal é começar como uma especialização lato sensu para conferir o seu interesse pela área, para na sequência partir para programas mais aprofundados.


Fonte: Catraca Livre