ÁREAS DE CURSOS UNINGÁ ELEVA
18 de Setembro de 2018

Dr. Adriano Mehl fala sobre nutrição e cicatrização


    Na última sexta-feira, 14, recebemos o Dr. Adriano Mehl, mestre em Ciências - Engenharia Biomédica, foi médico responsável pelo Ambulatório de Feridas e Pé Diabético no Hospital Pilar e Instituto Pilar (Curitiba|PR), e tem experiência nas áreas de Pesquisa e inserção de inovações tecnológicas e de conhecimento na prevenção e no tratamento de feridas agudas e crônicas, cirúrgicas e não-cirúrgicas. Em parceria com a Nestlé, a palestra ministrada por Mehl abordou a Nutrição e Cicatrização na atuação de pacientes com feridas. 

    O doutor falou sobre o fato comprometedor de pacientes em tratamento de lesões por pressão ou feridas terem doenças paralelas como o diabetes mellitus, hipertensão e anemia, pois elas afetam concomitantemente o processo cicatricial. Essas feridas, se não tratadas ou se intensificadas, podem gerar morbi-mortalidade e aumentar o tempo de reabilitação. Mehl ainda atentou para o fato de feridas por pressão ser um problema de saúde pública no Brasil, além de os registros serem escassos nos atendimentos, e podem acometer diferentes pessoas de qualquer idade ou sexo.     

    Nesse sentido, a saúde integral do ser humano é tema recorrente, pois o paciente precisa de um bom regime nutricional para a recuperação e a cicatrização serem efetivas. O doutor apontou que para um bom processo cicatricial é preciso ter controle glicêmico positivo, aporte proteico energético e estar bem hidratado, também é necessário um aumento do consumo energético para a formação de células e novos tecidos. Ainda, afirma que o reparo de feridas é um dos processos biológicos mais complexos que ocorrem durante a vida humana.