TAGS: endodontia
20 de Julho de 2017

Instrumentação e cuidados no tratamento de canal

     

     A Endodontia é uma das especialidades da Odontologia que trata das afecções pulpares. O tratamento de canal cuida das patologias na polpa dentária, onde estão os nervos e vasos sanguíneos do dente. A indicação para tratamento de canal pode ser por vários motivos. Entre eles, contaminação por endotoxinas, inflamação, pulpite irreversível, traumas dentários e demanda protética. O Mestre em Ciências Odontológicas e especialista em Endodontia, Rafael Pilar, fala sobre o tratamento em si.

      As etapas de um tratamento englobam o preparo biomecânico e o trabalho endodôntico. A primeira etapa, depois do diagnóstico, é a abertura coronária, que dá acesso ao canal pulpar e radicular. Após, há o preparo dos terços cervical e médio. Segundo Rafael, a odontometria é o que define como será o trabalho do endodontista, ela determina o comprimento do dente (feita com localizadores eletrônicos ou radiografias), depois de conhecido o limite dentário do paciente, o terço apical é preparado com irrigação e limas. A obstrução do dente, preenchimento e restauração finalizam o tratamento. Em casos de necrose pulpar é recomendado medicação intracanal. 

As limas endodônticas 

      As limas rotatórias, têm movimentos circulares de 360º, e as limas reciprocantes, oscilam em sentido horário e anti-horário. “As limas são escolhidas pelo dentista que irá realizar o tratamento de acordo com suas preferências. Elas auxiliam na remoção de dentina infectada, restos de tecido necrótico e bactérias”, explica Rafael. 

Localizadores eletrônicos foraminais

      Utilizados para determinar a odontometria, funciona por impedância, como uma resistência elétrica. Os conectores do localizador são plugados na comissura labial e outro na lima. Em direção ao periápice, ele começa a acusar quando se chega no forame apical, isso significa que esse é o limite do dente.   

      O professor Rafael foi convidado pela Uningá Eleva para ministrar algumas aulas de hoje, onde ele abordou a instrumentação biomecânica e as técnicas endodônticas. No laboratório, os alunos de Especialização em Endodontia se aprofundaram nas estratégias do tratamento de canal.